Make your own free website on Tripod.com

Harry Potter

Novo Filme: "Harry Potter e o Cálice de Fogo"

Baseado no 4º Livro da Série,o filme "Harry Potter e o Cálice de Fogo" está previsto  para ser lançado nos cinemas no dia 25/11/2005...

----------------------------------------------------------------------------------------------------

**FINALMENTE CHEGA AS LIVRARIAS "HARRY POTTER AND half-blood prince" **

O 6º Livro

A morte de um dos personagens principais no mais recente livro da série Harry Potter pode chocar alguns dos leitores mais afoitos. Mas os que se chateiam facilmente podem sentir um pouco de tédio. Não que o livro seja maçante. É que em algumas partes, há um certo suspense ou curiosidade sobre o que pode acontecer em seguida. O único problema é que, após cinco livros, recair em clichês fica mais fácil. 

O novo livro encontra tipicamente Harry aflito com crises mágicas e mundanas. J.K. Rowling, a autora, encontra tempo também para todas suas bobagens habituais da escola de magia, e Harry tem grandes momentos ao lado de seus amigos Ron e Hermione.

                                                                    

O livro começa na Rua 10 Downing St, em Londres, onde o primeiro ministro britânico está lidando com um misterioso ataque de más notícias. Problemas se espalharam do mundo de Harry para o nosso e o caso está tão deteriorado que, ao final do livro, uma longa batalha vai deixar a escola de magia Hogwarts em meio a ruínas. Como todos os melhores escritores para o público jovem, Rowling sabe que as crianças podem lidar melhor com a realidade do que normalmente se pensa. Sem isso, de fato, elas começam a suspeitar que foram patrocinadas ou pilotadas. 

Os leitores próximos verão toda essa escuridão como um sinal de nossa época paranóica, e isso seria um ponto árduo a se discutir. Os estudantes passam por sensores em seus caminhos de ida e volta a Hogwarts. Um toque de recolher de segurança aparece, e há referência a algum tipo de busca invasiva que Rowling chama espertamente de "Probity Probe” – algo como investigação de honradez. Há até um personagem secundário chamado Shunpike, nunca visto, mas somente falado sobre, que atua somente como um mártir para prisões preventivas no estilo de Guantanamo. Claramente, o liberalismo intruso de Rowling não pára com o exemplar pluralismo racial de Hogwarts.

Ao lado de todos esses preságios bobos, naturalmente, nós também ganhamos o complemento usual das lições de bruxaria e das partidas de Quadribol. Harry tem um novo professor em sua aula de Poções, Horace Slughorn - um irritante e, de modo geral, alpinista social que bajula até seus próprios estudantes, desde que eles venham de famílias influentes o bastante. Para ajudar Harry na aula de Slughorn há um velho livro anotado por alguém que se chama de “half-blood prince”.

Todo esse estilo Buffy combinado com coisas de criança e salvar o mundo é, certamente, parte do forte apelo de Harry Potter. Normalmente isso leva a uma prova final apocalíptica, que deixa nossos heróis feridos, mas determinados, e as forças do mal encaminhadas e se reagrupando, e o resto mais ou menos onde começou. Mas Rowling não deveria recair sobre passagens repetitivas. Há sentenças rasas e familiares, não importando o que há por trás delas.

Harry Potter and the Half-Blood Prince é o penúltimo livro da série, que funciona como uma mera abertura para o final a vir – um final que, se Rowling está trabalhando nele por todos esses anos, será o evento principal.

Sobre amor

Nos dois últimos livros, muito foi feito nas tentativas de Rowling para contar a verdade hormonal sobre como é para um grupo de amigos ir dos 11 anos aos 16. Para seu crédito, pelo menos entre os constrangimentos num livro adequado para crianças, ela não ignorou as paixões e os ciúmes pelos quais os adolescentes passam. Loucamente, entretanto, o livro termina com Harry dizendo a sua nova amada, "Não posso mais me envolver com você. Temos que parar de nos ver. Não podemos ficar juntos... Tenho coisas a fazer sozinho agora".

Na melhor cena do novo livro, o mentor de Harry, Dumbledore, solenemente lhe conta que ele é protegido por sua habilidade de amar. Em outras palavras, a única coisa que distingue Harry de seu adversário do mal é a simples capacidade pela ternura humana. O sexto livro é o mais angustiante, apesar de salpicado com humor e romance. A longa história evoluiu de forma épica: uma jornada que testa a coragem e a habilidade de todos, em que alguns amados heróis têm que morrer para serem substituídos por heróis mais novos... se, realmente, alguém sobreviver.

 

Acesse Também:

"Harry Potter and Half-blood Prince" - Sucesso de vendas

Ver Fotos Do Harry Potter

+ Sobre Harry Potter

 

Voltar para página Inicial

(*Fonte: Revista Paradoxo)